Os Tixikia (usa-se o a para referir-se a um ou mais indivíduos) são os povos descendentes da primeira linhagem de seres vivos de Ryanmar. Essa raça é considerada "humanóide" pelos humanos, embora tenham surgido muito antes dos humanos. Possuem altura média menor que a dos humanos; os mais altos alcançam no máximo 1,50. São magros, com pernas e braços finos. Possuem rostos ovalados e alongados e traços miúdos, com olhos grandes e expressivos, ligeiramente afastados, e narizes finos. As orelhas são levemente mais alongadas e pontiguadas. Possuem tons de pele diferentes dos humanos: podem ser brancas, azuis, verdes, amarelas, cinzas, castanhas (mais castanhas e mais acinzentadas que nos humanos de pele escura)... A cor varia com sua linhagem e origem, geralmente interligadas com o bioma em que suas famílias surgiram.
Possuem um grande senso de coletivo que vai além das sua cultura: são capazes de se comunicar por pensamentos, desde que estejam há uma distância aceitável e tenham consciência da existência de outro Txiki no local. Muito unidos, formam laços afetivos muito fortes, e possuem uma cultura com muitos abraços e beijos. Defendem seus povos a todo custo. Estão espalhados pelo mundo e organizados em aldeias, vilarejos e pequenas cidades. Geralmente vivem da coleta, pesca e caça e os que preservam a cultura mais antiga seguem o Panteão Celestial. Possuem nomes divertidos como “Nuvem, Noz, Pedrita, Cuscuz, Bolota, Aspargum, etc”, enquanto seus sobrenomes remetem aos lugares da origem de suas famílias.
Embora coletivamente formem uma cultura só, possuem diferenças sutis de acordo com sua região de origem. Seu idioma não é o humano, mas o feerico.
Comentários
Postar um comentário