Os jamboenses descendem da segunda geração de humanos que surgiu na Era da Criação, assim como os Índigos. Seu lema é possuir vínculo apenas com o conhecimento e, com isso, a Magia é vista como dádiva dos Deuses e a principal fonte de vínculo com o Panteão. Muitos, no entanto, não cultuam os deuses e seguem a religião da Matéria Universal. Utilizam a magia para quase tudo, defesa, comunicação e busca por poder. No entanto, não possuem vínculos materiais com objetos não mágicos ou mesmo suas casas.
Antes da Guerra Humana, o povo Jambo estava organizado em um Império, o Império do Girassol (composto por 4 províncias), que caiu quando suas terras ao sul do continente Oeste foram dominadas pelo império Índigo. As poucas capitais e cidades que resistiram se fecharam formando Cidades-Estado, e seu povo se expandiu ao noroeste do continente. Logo foi fundado o Confederação Girassol, uma instituição que visa a ordem e a manutenção da economia e cultura jamboense.
Os jamboenses que não habitam as inúmeras Cidades-Estado, são nômades. Seguindo seu lema pela busca pelo conhecimento (sinônimo de poder), estabelecem boas ou pacíficas relações com outros povos a fim de possibilitar trocas, materiais ou imateriais. Sua estrutura social baseia-se no mérito e estudo, de forma que abandonar os estudos ou, se não for o caso, as viagens para comércio e trocas é considerado como um abandono da vida na sua melhor forma. Apenas os mais velhos ou adoentados seguem uma vida "mais parada", mesmo os que habitam as Cidades-Estado possuem a tendência de estarem sempre se mudando ou indo atrás de novas oportunidades. São conhecidos pelos livros cheios de mapas e informações sobre o mundo e que, muitas vezes, tornam-se um valioso produto de troca.
Geralmente utilizam vestes mais “modernas” de cores vibrantes e coloridas, piercings e acessórios, gostam de chamar atenção. E estão espalhados por todos os continentes, muitas vezes como professores, mensageiros ou comerciantes independentes. O maior tabu social é o alcoolismo, pois acreditam que o álcool prejudica o discernimento e intoxica a mente. Além disso, não é uma cultura de muito contato físico que não entre integrantes da mesma família, comumente o cumprimento é apenas um aceno com a cabeça, um aperto de mão ou alguma palavra de respeito ao outro. Pelo estilo de vida nômade, os alimentos tradicionais são aqueles fáceis de se levar em viagens, como misturas de cereais, frutas desidratadas ou frescas, suco de frutas frescas colhidas durante o trajeto, sanduíches naturais para consumo rápido, carne seca e carne de sol, pães, biscoitos e barras de cereais e oleaginosas.
A variação Jambo do idioma humano é muito formal e floreada, com todas as vogais sendo pronunciadas e erres (“r”) e esses (“s”) pronunciados com ênfase.
Comentários
Postar um comentário